quinta-feira, 7 de julho de 2016

Duas atividades de matemática para Ensino Fundamental baseadas no livro infantil Dorme, menino, dorme

Atividade 1

1º ano – Ensino Fundamental
Objetivos
Conteúdos
Habilidades
Desenvolvimento metodológico
  • Perceber a conservação de quantidade.
  • Registrar quantidades por meio da linguagem matemática1.
Números naturais.
  • Reconhecer o número no contexto diário.
  • Comparar, ordenar e classificar objetos em diferentes categorias: tamanho, cor, forma, espessura, etc..
  • Identificar onde há mais, menos e igual quantidade em grupos distintos de objetos.
  • Agrupar quantidades utilizando materiais concretos diversos para dar suporte à contagem.
  • Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
  • Realizar diferentes agrupamentos relacionados à mesma quantidade.
Método: Interativo.
Estratégias:
  • 1º momento: leitura do livro Dorme, menino, dorme2.
  • 2º momento: solicitar aos alunos que contem quantos violinos aparecem na história, quantas velas a irmã do menino traz para ele, quantos pássaros aparecem na história e quantas pessoas vêm para ajudá-lo a se acalmar e dormir.
  • 3º momento: distribuir para a turma materiais concretos relacionados com o tema. Orientar para a inicial contagem dos objetos separados em suas categorias. Orientar o registro das quantidades relacionadas a cada grupo (iniciando o registro no quadro e auxiliando o registro nos cadernos). Iniciar comparação entre os grupos existentes a fim de identificar qual o grupo que tem maior quantidade de objetos, qual tem o menor e quais grupos possuem iguais quantidades de objetos. Sugerir que eles criem classificações para novos grupos e façam suas próprias comparações.
Recursos:
  • O livro Dorme, menino, dorme.
  • Objetos materiais concretos relacionados com o tema do livro. (Ex: velas, retalhos de tecido, instrumentos musicais em E.V.A., flores, vacas e pássaros de brinquedo.)
  • Quadro branco, marcador e apagador para quadro branco.
  • Caderno e lápis ou caneta para anotação dos alunos.
Avaliação: A avaliação do segundo momento será feita pelo professor ao identificar que os alunos conseguem acompanhar a contagem e perceber a conservação numérica. Será verificado se os alunos compreendem que, ao virar a página e não verem mais as imagens, estas ainda permanecem na contagem.
A avaliação do terceiro momento será feita pelo professor ao identificar que os alunos conseguem realizar os agrupamentos e relacionar as quantidades, assim como registrar corretamente os valores em seus cadernos e no quadro branco. Também será avaliada a capacidade de identificação de características comuns nos objetos e a formação de conjuntos.

Atividade 2

1º ano – Ensino Fundamental
Objetivos
Conteúdos
Habilidades
Desenvolvimento metodológico
Reconhecer os significados das operações de adição e subtração.
Adição e subtração de números naturais.
  • Resolver situações problemas que envolvem os significados da adição (juntar e acrescentar) e da subtração (retirar, completar e comparar).
  • Utilizar diferentes estratégias para determinar o resultado de adições com soma até 49 e subtrações com minuendo até 49 , sem trocas (reserva ou recurso).
  • Reconhecer que uma mesma operação está relacionada a diferentes problemas e que um mesmo problema pode ser resolvido por diferentes operações.
Método: Interativo.
Estratégias:
  • 1º momento: leitura do livro Dorme, menino, dorme.
  • 2º momento: distribuir os objetos concretos. Propôr, no quadro branco, cálculos de adição e subtração. Orientar os alunos à resolução desses cálculos utilizando os materiais concretos, conduzindo-os às soluções dos problemas apresentados.
  • 3º momento: orientar na criação de uma história tendo como base cálculos de adição e subtração que a turma solucionou.
  • 4º momento: transferir a história para o papel pardo, confeccionar imagens que ilustrem a história e colocar exposto em local visível para as outras turmas da escola.
Recursos:
  • O livro Dorme, menino, dorme.
  • Objetos materiais concretos relacionados com o tema do livro. (Ex: velas, retalhos de tecido, instrumentos musicais em E.V.A., flores, vacas e pássaros de brinquedo.)
  • Quadro branco, marcador e apagador para quadro branco.
  • Caderno e lápis ou caneta para anotação dos alunos.
  • Papel pardo, folhas de papel A4, lápis de cor, canetas hidrocor e/ou giz de cera, tesoura e cola.
Avaliação: A avaliação do segundo momento será feita pelo professor com base no nível de dificuldade enfrentado pelos alunos na resolução dos problemas apresentados.
A avaliação do terceiro e do quarto momentos será com base na interação dos alunos nos momentos da criação e da transferência da história para a folha de papel pardo.

1Orientações Curriculares do 1º ao 9º ano – Matemática – SME – RJ. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4246635/4104937/MAT_Orientacoes_2013.pdf> Acesso às 12:11 de 02 de maio de 2016. (Referência para os Objetivos, Conteúdos e Habilidades das páginas 1, 2 e 3.)

2Dorme, menino, dorme. Herrera, Laura. São Paulo: Livros da Matriz, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário